domingo, agosto 15, 2010

O Forum como Ambiente Interativo

A Educação a Distância destaca-se como uma das principais ferramentas para a democratização do conhecimento no mundo globalizado, entretanto, algumas questões causam polêmica sobre a real eficácia da aprendizagem nos ambientes virtuais. Dentre elas, a que mais caracteriza a Ead é a questão da interatividade entre os participantes dos cursos.

O tema, o fórum como ferramenta de interação nos ambientes de aprendizagem, demonstra-se de grande relevância e atualidade, despertando polêmica, abraçando a pesquisa como base educativa, o qual certamente poderá colaborar na avaliação de fóruns onde se destaca a importância da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. O fórum apresenta-se como uma importante ferramenta utilizada para promoção da interatividade na educação a distância como meio social de interação nos ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentido, torna-se um desafio para as comunidades de aprendizagem, a fim de que seja realmente um local de descobertas coletivas, um ambiente motivador em que o compartilhamento e os valores individuais sejam incentivadores para a construção de conhecimento.

Nos ambientes virtuais, um dos espaços apropriados para promover a interação entre os participantes é o fórum, entretanto, é a pouca participação dos alunos, o que deixa a desejar como um espaço de troca e interação. Quando há pouca interação, acredita-se que há danos na aprendizagem, pois o conhecimento de toda turma pode ser prejudicado. Neste aspecto, cabe perguntar: quais as razões da resistência de alguns alunos em participar com efetividade nos debates e por que participam apenas nos últimos momentos?

Nos fóruns, o número de contribuições, o tipo de colaboração, a interação com os colegas, são indicação dos objetivos da avaliação, as contribuições serão fatores considerados no momento da avaliação e também das menções. Estes critérios não precisam ser impostos e podem partir de uma decisão conjunta, mas todos devem estar cientes destas regras iniciais. Isso porque para “participar é preciso opinar, responder aos colegas e compartilhar idéias”. Como relatam Harasim e colaboradores quanto a ser apenas observador on-line: “O aluno só está socialmente on-line quando faz um comentário”. Assim, ponderam os autores a respeito: “Os que lêem, mas não comentam muitas vezes são chamados de espiões, e os outros membros costumam induzi-los a participar ativamente”. (HARASIM et. al, 2005, p. 52)

O uso de ambientes interativos visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação. Além disso, as atividades devem ser planejadas para criar espaços para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e que possam ser acompanhados, possibilitando uma prática que privilegia as intervenções capazes de auxiliá-las. As atividades realizadas em ambientes interativos devem obedecer algumas estratégias do uso de três dispositivos, que tanto auxiliam no registro das atividades, como também oferecem ferramentas que potencializam a interação, tanto dos alunos, como dos professores. A integração de ambientes colaborativos potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino, na gestão da sala de aula, ainda assim precisamos compreender a concepção daquilo que pretendemos desenvolver, identificando as características dos ambientes a serem explorados em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados. Podendo desta forma conceber um conhecimento baseado na construção social, cultural e histórica, envolvendo poder, tomada de decisão, produção de identidades e de conhecimentos resultantes dos diversos processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas reações sociais.






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