quarta-feira, maio 05, 2010

A importância dos ambientes de apredizagem

A escola estadual Maria Ivone de Menezes, possui ambientes de aprendizagem que tem a função de interagir com o conhecimento como: o LIED, Tele sala, Biblioteca, Sala de Leitura, cada um desses ambientes possui profissionais capacitados e a disposição dos professores nos dois turnos de trabalho.

O LIED ainda está funcionando com algumas dificuldades estruturais, possui dez computadores com o sistema Linux, porém é possível utilizá-lo, neste momento a dificuldade maior é o professor e o aluno entender que este ambiente é uma ferramenta de aprendizagem a ser incluída no planejamento das aulas, e não apenas um local de pesquisa aleatória ou passa tempo.

A tele sala é um ambiente bem freqüentado pelos professores, utilizando mídias próprias ou mesmo da tele sala, o que percebo é que este ambiente não apresenta a característica de sugestão de filmes ou até mesmo de aulas pela TV futura, de certa forma torna-se um ambiente apenas para assistir filmes.

Em relação a Biblioteca, ainda estamos em uma tarefa árdua que a estruturação física, que ainda não apresenta condições adequadas e de acervo, que a maioria das obras são apenas livros didáticos, porém os alunos gostam de estar neste ambiente.

E a nossa tão sonhada sala de leitura está praticamente implantada conforme o projeto estabelecido para ela, porém o uso se restringe aos professores de Língua Portuguesa, ainda falta um projeto integrado de uso.

Percebam que os professore não conseguiram ainda incluir em suas aulas o uso desses ambientes como ferramenta de aprendizagem, construção, de criação e de produção de conhecimento, por motivos variados, inclusive um que percebo é exatamente o tempo que o professor passa com os alunos, um numero de aulas reduzido e uma carga horária de trabalho grande, principalmente na quantidade de turmas e de alunos o que dificulta o trabalho

9 comentários:

  1. “...neste momento a dificuldade maior é o professor e o aluno entender que este ambiente é uma ferramenta de aprendizagem a ser incluída no planejamento das aulas, e não apenas um local de pesquisa aleatória ou passa tempo.” Este trecho, Ocilene me chamou a atenção. É exatamente esta visão que precisamos desconstruir em educadores e alunos de nossas escolas. Pois, o computador e a Internet possuem várias possiblidades pedagógicas para aprendizagens coletivas e na interação. Na escola onde trabalho, estamos travando esta batalha de mostrar, através de oficinas, palestras, murais que podemos elaborar aulas mais prazerosas e significativas com o uso das TICs. O bom é que lenta e gradualmente estamos conseguindo. Educadores estão começando a compreender.

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  2. Olá Ocilene, infelizmente, também observo essa falta de conhecimento por parte de muitos professores no momento de utilizar as salas ambientes. Mas esta política parte da própria gestão, que por falta de informação não exige, dos professores responsáveis pelas salas, um trabalho mais específico, coerente com a prática docente e discente. Nossos alunos estão perdendo muito. A grande maioria deles procura a sala, principalmente de informática, para entretenimento e aí perdem-se importantes momentos de estudo e pesquisa. Acredito também que alguns estão lotados nas salas por serem "amiguinhos dos gestores" ou porque o ambiente é mais flexivel, não os são exigidos para trabalharem nos dois horários, como deveria.

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  3. Olá Oscilene, é realmente preocupante observar que os ambientes de aprendizagem não estão sendo bem utilizados e, principalmente, coordenados, ou seja, no meu ponto de vista e pela experiência que já tive ao trabalhar numa TV ESCOla,por exemplo, é indispensável que os professores coordenadores desenvolvm suas atividades por meio de projetos, pois há nos programas da tv Escola um acervo muito bom que dá para trabalhar com temas importantes como o meio ambiente, o trânsito, saúde, educação, etc. Através de projetos, o professor coordenador não espera só pelo agendamento do professor, e sim motiva e incentiva a participação dos alunos. Trabalhando no Lied , também fazemos dessa forma, preparamos uma agenda e distribuimos ao aluno, tendo o apoio do professor.Sempre trabalhamos com um tema específico. Vale ressaltar que, o aluno, professor também pode agendar conforme as necessidades.

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  4. Olá, Ocilene!
    No Lied, em qual trabalho também enfrentamos inicialmente dificuldades, quanto a aceitação do Sistema Operacional Linux,hoje ainda persiste, mas foi possível desenvolvermos projetos com os alunos que utilizassem aplicativos do Linux e foi bem aceito, alcançando resultados positivos no processo educativo e inclusivo. Algo que me preocupa também trata-se a questão que você aborda quanto a utilização das tecnologias pelos professores de sala de aula, existem muitos fatores que interferem nesta atitude, daí a importância da persistência dos profesores que atuam em ambientes de aprendizagem no sentido de divulgar, promover encontros em parceria com serviço técnico e direção para desenvolver projetos que contemplem a utilização das tecnologias, creio ser um dos caminhos possíveis para minimizar esta questão.
    Abraços e saúde!

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  5. Olá!
    Os profissionais que trabalham com as salas ambientes devem sempre mostrar a importância da utilização dos espaços de aprendizagem(lied, tv escola, biblioteca, sala de leitura)para o professor . Alguns professores não sabem da existência é sempre bom dizer que existe este recurso tecnológico e como pode ser utilizado.

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  6. Olá pessoal, obrigado pelos comentários, realmente Ilton desmistificar o conceito de um Laboratório educativo é complicado, mais com certeza o NTE aumentando a oferta de cursos de aperfeiçamento iremos conseguir gradualmente esse objetivo.

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  7. Olá!Ocilene
    É importante que primeiramente busque integrar o professor neste processo, pois ele deve ser o seu aliado, buscando assim esclarecer sobre os beneficios que a utilização dos meios tecnologicos trazem para a aprendizagem.

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  8. Oi Ocilene tudo bem? Passei no seu blog para dar uma espiadinha. Parabéns!!!! Abraços, Rangel.

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  9. AMBIENTES COLABORATIVOS

    O ambiente colaborativo tem sido um dos pilares dentro dos ambientes de ensino-aprendizagem virtual, pois permite a troca de informações e o diálogo discussão entre todos os envolvidos no processo. Dependendo do projeto naturalmente, a plataforma educacional integra aplicativos de comunicação diferentes e interpessoais, que podem ser classificados de acordo com os critérios de concorrência no tempo “síncrono=em tempo real” (áudio / vídeo conferência, espaços virtuais, chat, etc.) e e-mail já o método “assíncrono= em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, podem dizer uma ação da Heutagogia” (Fóruns de discussão, etc.) sem intervenção em tempo real é nesse método que já se tornou uma tradição nos cursos EaD. A aprendizagem colaborativa por meio de uma plataforma de aprendizagem facilita a colaboração entre os alunos através de diferentes aplicativos para compartilhar informações, trabalhar com documentos comuns, a resolução de problemas e tomada de decisão, etc Assim, a aprendizagem colaborativa envolve o grupo a participar de discussões e desenvolver propostas, resolver problemas, assumir responsabilidades individuais, tarefas de desenvolvimento, discutir idéias e encontrar soluções para os diversos aportes do ensino-aprendizagem bem como defender idéias, posições e propostas, para modificar uma ou mais posições, aceitar e integrar as idéias dos outros, pedir a outras pessoas para explicar e esclarecer.

    Sugestões de leitura:
    (1)Collaborative Virtual Environments to Support Communication and Community in Internet-Based Distance Education: informingscience.org/jite/documents/Vol1/v1n3p201-211.pdf

    (2)Collaborative Technologies in International Distance Education people.csail.mit.edu/umar/publications/Anderson-CSCWD.pdf

    (3) A Virtual Environment for Distance Education and Training:
    research.uni-sofia.bg/jspui/bitstream/10506/119/1/VIENA2.pdf

    http://projetosead.blogspot.com

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